Make your own free website on Tripod.com

BuscaVida Online BookStore
BuscaVida Online BookStore

CartõesDiscosFotosHardwaresquare.gif (58 bytes)Clip ArtsLivrosPartiturasPostersSoftwareVídeos

Amazon   Música Erudita bullet.gif (61 bytes) CDs bullet.gif (61 bytes) Tapes
 
  • Essencial Século XX


Stravinsky conducts Stravinsky- Symphony of Psalms, Sym in C Stravinsky conducts Stravinsky- Symphony of Psalms, Sym in C
Igor Stravinsky (Compositor)
Stravinsky raramente era o melhor condutor da própria música, mas este disco das suas três sinfonias é uma exceção. Em primeiro lugar, nenhuma delas são de difícil execução -- pelo menos comparado a alguns dos seus trabalhos iniciais -- e ele parece ter estado em forma particularmente boa ao longo destas sessões de gravações. Ele obtém uma resposta particularmente entusiástica  na Sinfonia de Salmos -- uma das grandes obra-primas para coral deste século.

Ives: Holiday Symphony, Unanswered Question / Thomas, CSO Ives: Holiday Symphony, Unanswered Question / Thomas, CSO
Charles Ives (Compositor)
"Holidays Symphony" de Ives raramente são executados ao vivo. Em todo caso, todos os quatro movimentos são o melhor e o mais imaginativo trabalho de Ives. O "Fourth of July" , segundo movimento, é complexo e louco.

Schoenberg: Pelleas and Melisande; Webern / Eschenbach Schoenberg: Pelleas and Melisande; Webern / Eschenbach
Arnold Schoenberg (Compositor)
Misterioso escrito de Maurice Maeterlinck sobre amor entre duas pessoas que não têm nenhuma idéia sobre o que que são, e o que elas estão fazendo (ou por que) exercitou uma fascinação extrema em compositores do século XX. Debussy escreveu uma ópera no assunto, e Fauré e Sibelius fizeram música para este jogo original. Schoenberg escreveu para este poema sinfônico de Straussian, em 1905, bem antes de sua " fase atonal "; e  sua opulência e densidade harmônica causaram um escândalo à estréia.

Ives: Symphonies nos 1 & 4 / MT Thomas, Chicago Sym Orch
Charles Ives (Compositor)
A Primeira Sinfonia de Ives é muito atraente, conservadora, com um movimento lento magnífico baseado em uma melodia de hino e um final que soa estranhamente ao estilo de Bruckner (em sua fase inícial). Por outro lado, a Quarta é a obra-prima dele, e um das composições mais radicais na história da música. Marcado para uma orquestra enorme com três pianos de solo, coro, com instrumentos dentro e fora do palco, exige pelo menos dois regentes para manter tudo coordenado.

Vienna - Schoenberg, Webern, Berg: Pieces for Orchestra
Schoenberg
Estas Cinco Peças de Schoenberg são a especialidade de Mercury Living Presence. Eles foram registrados primeiro em mono, com a Chicago Symphony Orchestra, conduzida por Rafael Kubelik (um grande desempenho reeditado recentemente em CD), e então novamente gravada em estéreo -- esta versão também é excelente. Ainda mais considerando que isso aconteceu no começo da década de 50. Na década de 60 elas foram considerados pela maioria dos críticos como o "Anticristo musical". Hoje é um pouco difícil de ver o porque do espalhafato que houve na época.

HERITAGE Barber / Thomas Schippers, New York Philharmonic
Samuel Barber (Compositor)
A gravação mais bonita sempre feita do Adagio for Strings está finalmente em CD, juntamente com algumas das outras gravações que o jovem Thomas Schippers fez na Columbia -- da música de Barber -- entre 1960 e 1965. Schippers teve a habilidade de pôr a música de Barber, no jeito certo, com a mistura perfeita de energia e lirismo, dureza e calor.

Pettersson: Symphonies no 7 and 11 / Segerstam, Norrköping
Allan Pettersson (Compositor)
Allan Pettersson (1911-1980) é um das influências principais na música de Leif Segerstam, assim faz sentido Segerstam conduzir as sinfonias de Petterrson. Pettersson era capaz, em suas primeiras sinfonias, de manter uma sensação de passeio temático, como também um transmitir pressentimento escuro de forças atonais.  A Sinfonia 7 (1968) contém humores ásperos, nuvens escuras, com muito brilho (na flauta e nos instrumentos de sopro de madeira).

Holmboe: Symphonies no 8 & 9 / Hughes, Aarhus Symphony
Vagn Holmboe (Compositor)
Esta é uma grande música. Holmboe não só é o melhor sinfonista escandinavo desde Nielsen ou Sibelius, mas um dos melhores do século XX. Nenhuma das suas sinfonias é terrivelmente longa ou difícil. Elas são tonais e baseadas em um comando firme de ritmo e contraponto melódico. O que isto significa na prática é até mesmo onde elas possam parecer complexas ou menos melodiosas, você sempre saberá exatamente ouvindo-as.

Sibelius: Symphonies no 6 & 7, Tapiola / Vänskä, Lahti SO
Jean Sibelius (Compositor)
Eu diria que estes são atualmente os melhores desempenhos disponíveis das Sexta e Sétima Sinfonias. Nas sinfonias iniciais, Osmo Vanska parecia determinado para em fazer a sua marca pessoal, escolhendo alguns tempos muito extremos, rápido e lento.

Harris: Symphony no 3; W Schuman: Symphony no 3 / Bernstein
Roy Harris (Compositor)
Esta é uma das muitas gravações, e uma das melhores, da extraordinária Sinfonia No. 3 de Roy Harris. Quando esta sinfonia apareceu em 1939, nada igual tinha sido ouvido antes e Harris sempre viveu á sombra deste trabalho sumário (18 minutos). Também aqui está inclusa a Sinfonia No. 3 de William Schuman (um dos alunos de Harris), escrita cerca de dois anos depois.

Shostakovich: Symphonies no 1 & 7 "Leningrad" / Bernstein
Dmitri Shostakovich (Compositor)
Um das experiências musicais mais emocionantes de minha vida foi ouvir Leonard Bernstein e o Chicago Symphony tocar a Sinfonia de Leningrad de Shostakovich ao vivo. Como Bernstein executou o movimento lento, eu achei isto incrível!. O final era tão alto você quase não poderia ouvir até mesmo os címbalos! Felizmente, todo pedaço daquela apresentação -- inclusive toda a dinâmica -- foi registrada nesta gravação.

Messiaen: Éclairs sur l'au-delà... / Myung-Whun Chung
Olivier Messiaen (Compositor)
"Illuminations of the Beyond" foi o último trabalho completo de Olivier Messiaen; é uma obra-prima juntamente com outra extravagância orquestral: Sinfonia de Turangalila, originada de " Canyons to the Stars", e de "The Transfiguration of Our Lord Jesus Christ". A música é deslumbrante em sua variedade, das misturas de canções famosas do compositor, de beleza verdadeiramente transcendental. Se você aprecia quaisquer dos outros trabalhos dele, você vai adorar...

Messiaen: Et exspecto resurrectionem mortuorum / Boulez
Olivier Messiaen (Compositor)
Os desempenhos de Pierre Boulez das composições de Olivier Messiaen, são legendárias, e " Chronochromie " é um trabalho complexo e abstrato do compositor. Boulez dirige o que é claramente sua melhor gravação! Claro que, ele tem a grande vantagem de reger a Orquestra de Cleveland -- uma das melhores do mundo no campo de música contemporânea.

Honegger: Symphonies no 2 & 3 / Karajan, Berlin Philharmonic
Arthur Honegger (Compositor)
Herbert von Karajan achava-se o grande condutor do repertório clássico alemão: Mozart, Beethoven, e Brahms. Ele registrou esta música incessantemente -- há quatro ciclos completos de sinfonias de Beethoven, gravados por ele, por exemplo. Mas ele realmente era melhor em outras coisas, e todo o mundo concorda que estes desempenhos das sinfonias de Honegger estão entre os seus melhores trabalhos.

Hindemith: Orchestral Works Vol 4 / Albert, Frankfurt RSO
Paul Hindemith (Compositor)
O Concerto para Piano de Hindemith é quase desconhecido. É uma espéce de vindima do estilo maduro do compositor, e qualquer um que gosta de Mathis der Maler ou das Metamorfoses Sinfônicas achará isto uma experiência muito recompensadora. Eu simplesmente suponho que não dá para os solistas bastante oportunidade para se exibirem, assim eles não se aborrecem em aprender esta composição. Mas isso não significa que a música não é boa, pelo contrário. "The Four Temperaments" é o mais popular trabalho do compositor.

Hindemith: Complete Wind Concertos / Mehlhart, et al
Paul Hindemith (Compositor)
O Concerto de Clarinete foi composto para Benny Goodman, acredite ou não. O famoso virtuoso inglês, Denis Brain, gravou o Concerto para Horn. As outras duas composições são concertos Barrocos baseado nos trabalhos de Bach.

Hindemith: Complete Orchestral Works / Werner Andreas Albert
Paul Hindemith (Compositor)
Hindemith foi o maior compositor alemão do período pós-guerra, e o último daquela geração que começou com Bach e estendeu-se pelos períodos Clássico e Romântico. A música orquestral dele é variada e geralmente extremamente acessível. "Symphonic Metamorphoses", Mathis der Maler, "Symphony in E-flat", e o "Concert Music for Strings and Brass" são composições muito populares.

Messiaen: Des canyons aux Étoiles, etc / Esa-Pekka Salonen
Olivier Messiaen (Compositor)
"From The Canyons to The Stars" é a visão musical de Olivier Messiaen das paisagens e sons do Oeste americano. Se você alguma vez foi ao "Zion National Park" ou ao "Bryce Canyon" , então esta viagem musical estimulará sua memória certamente. A linguagem musical de Messiaen em todos estes trabalhos é sem igual. Você não achará melodia ou hamonia convencional, mas um colorido e consistente conjunto harmônico, com harmonias adoráveis.

Leonard Bernstein - The Royal Edition Vol 80 - Shostakovich
Dmitri Shostakovich (Compositor)
Nos dois Concertos para Piano de Shostakovich faltam a seriedade destes quatro concertos para violino ou violoncelo. O primeiro é de fato um "double" concerto e tem uma parte importante para solo de trompete. É um dos seus primeiros trabalhos, mas habilmente escrito e que compartilha o mesmo clima musical da Primeira Sinfonia. O Segundo Concerto foi criado para Maxim, filho do compositor, hoje um maestro famoso.

Vaughan Williams: Fantasias, etc; Delius / Ormandy, et al
Ralph Vaughan Williams (Compositor)
Aqui está um álbum fantastico, em grande parte com música relaxante de dois dos maiores compositores inglêses deste século. Delius -- Eugene Ormandy selecionou o melhor do compositor e executou tudo com caráter incomum e nenhuma sensação de estagnação. E "Tallis Fantasion " de Vaughan Williams -- possivelmente seu melhor trabalho.

Schoenberg: Transfigured Night, etc / Esa-Pekka Salonen
Arnold Schoenberg (Compositor)
"Transfigured Night" foi originalmente composta para sexteto de cordas, mas ficou popular desde então no arranjo do compositor para orquestra de cordas. Considerando que o "Second String Quartet" também foi composto pelo compositor em modo semelhante, não é de admirar ninguém , a idéia de juntar agora estes dois trabalhos. Salonen é hoje, junto com Pierre Boulez, o defensor mais persuasivo de música contemporânea.

Lutoslawski: Symphonies, Les Espaces / Salonen, Los Angeles
Witold Lutoslawski (Compositor)
Witold Lutoslawski (1913-1994) passou por muitas mudanças na sua carreira, mas sempre estava a serviço do seu próprio estilo -- que é, no fim, indescritível. Este é um disco excelente que detalha algumas das mais recentes transformações do pensamento de Lutoslawski. A Sinfonia No. 4 (1992) que abre o disco realmente destaca o presente do compositor para melodia, apesar das caracterizações atonais em outros trechos. O trabalho, enquanto movimento e dramático, é extremamente intenso. A Sinfonia No. 3 (1972-83) mistura tempos e... Comprove você mesmo.

Hindemith: Mathis der Maler, Symphonie / Sawallisch
Paul Hindemith (Compositor)
O balé de Hindemith, sobre a vida de São Francisco de Assis, se tornou um dos seus trabalhos mais populares. O movimento de abertura é uma de coisas mais bonitas que ele escreveu. Tem uma cor delicada, arcaica a isto isso recorda Respighi, um compositor que teve um interesse pela música antiga, semelhante a Hindemith. Os outros dois trabalhos completam este disco premiado. Wolfgang Sawallisch tem uma condução notável da música...

Shostakovich: Symphony No. 8 / Inbal, Wiener Symphoniker
Dmitri Shostakovich (Compositor)
Esta é a maior sinfonia de Shostakovich, embora os apologistas considerem a Quinta ou a Décima como as melhores. O fato é que o prosseguimento de Shostakovich para a Sétima (1941) que é uma sinfonia dos tempos da guerra, e contém algumas das passagens mais desertas da música do Século XX. Nós sabemos agora que a música descreve as depredações do paranóico Stalin. . Este é o Abismo. Ninguém entrou nele mais profundamente. Eliahu Inbal e a Wiener Symphonikere gravaram a série completa de Shostakovich...

Martinu: Symphony Nos. 1-2 / Neumann, Czech Philharmonic
Bohuslav Martinu (Compositor)
A Primeira Sinfonia de Martinu, conforme as notas de brochura gostam de registrar, foi composta na Jamaica. O que eles negligenciam mencionar é que a Jamaica em questão não é a ilha tropical mas Queens em Nova Iorque. Como tantos artistas deslocados pela Segunda Guerra Mundial, Martinu se achou tentando sobreviver no Mundo Novo, na América e entusiasticamente apoiados pelos seus conterrâneos, também expatriados. A Primeira Sinfonia foi apresentada em "premier" pela Orquestra Sinfonica de Boston, o Segundo por George Szell em Cleveland.

Martinu: Symphony Nos. 3-4 / Neumann, Czech Philharmonic
Bohuslav Martinu (Compositor)
Martinu descreveu a Terceira Sinfonia como a Eroica dele. É a mais dramático que fez, cheia de harmonias tensas e ritmos motrizes. Porém, de acordo com a convicção do compositor, de que não há " nenhuma necessidade pela expressão musical ou técnica de tortura", a música se cai sempre graciosamente aos ouvidos, até mesmo em seus momentos mais ansiosos. A Quarta Sinfonia, através de contrastes, é quase completamente lírica e feliz, com um final que tem mais que um toque de Copland, o próprio...

The Classic Sound - Stravinsky: Pulcinella, etc / Marriner
Igor Stravinsky (Compositor)
A escola barroca veio de um modo longo desde as primeiras décadas deste século, quando Stravinsky organizou o balé dele baseado no que pensou ser música de Pergolesi. Nós temos de fato sorte que ninguém soube fazer melhor --caso contrário, alguns dos melhores números deste balé encantador nunca teriam sido escritos! O Capriccio para Piano e Orquestra é um dos trabalhos neo-clássicos do compositor que realmente nos impressiona...

Webern: Passacaglia, Symphony, Variations, etc / Dohnányi
Anton von Webern (Compositor)
Este disco contém tudo da música orquestral de Webern. Adquira-o enquanto pode! Embora seja uma das melhores compilações de Weberno, esta chance não durará muito tempo no catálogo.Ernst Dohnányi e a Orquestra de Cleveland estão realmente admiráveis!

Shostakovich: Complete Symphonies 1-15 / Rostropovich, et al
Dmitri Shostakovich (Compositor)
Mstislav Rostropovich era um amigo do compositor, e os desempenhos dele das 15 sinfonias de Shostakovich são exclusivamente autorizados por esta amizade. É verdade que como um condutor o grande violoncelista teve seus altos e baixos, mas ele registrou esta a música apaixonadamente, e os resultados foram geralmente impressionantes. Os desempenhos dele das Sinfonias Nos. 1, 4, 5, 6, 8, 9, 11, 12, 13, e 14 realmente estão sempre entre os melhores...

Klami: Kalevala Suite, Sea Pictures, etc / Panula, et al
Uuno Klami (Compositor)
Este disco contém os dois melhores trabalhos orquestrais de Klami: "Kalevala Suite" e "Sea Pictures". Este trabalho posterior mostra, muito claramente, a influência de Ravel. Os sons do último movimento, lembra o "Boléro" ! Também há claras semelhanças a "Rhapsodie", e não é nenhuma depreciação a Klami dizer que a música dele tem o mesmo brilho e refinamento do mestre francês. O trabalho principal neste disco, porém, é "Kalevala Suite", uma evocação de mitologia finlandesa.

Stravinsky: L'histoire du Soldat / Stokowski, Milhaud, et al
Igor Stravinsky (Compositor)
Para todos, Leopold Stokowski era um sério visionário em muitos aspectos, não menos pela sua defesa da música e das novas tecnologias de gravação. O desempenho de Stokowski do ballet de Stravinsky foi a primeira gravação americana feita com o sistema "Dolby Noise Reduction". Foi incluido em dois LPs: um com narração inglesa, o outro em francês.

 

 


[ Topo da Página ]


FastCounter by LinkExchange
BuscaVida Online BookStore © Copyright 1998 JMLF e The Busca Vida Music Pages. Site Desenhado e Mantido por JMLF e The Busca Vida Music Pages.Todos os Direitos Reservados. As demais marcas / logotipos mencionados / mostrados neste site pertencem aos seus respectivos proprietários. É proibido a reprodução parcial ou total dos textos, imagens e arquivos deste site sem a permissão por escrito dos seus proprietários.